Sueli Antonia, minha amiga eterna

Campus Blog Team
(Sueli é esta moça no meio da foto, em nossa jornada durante a Campus Party 2007)

Corria o ano de 1995, se não me engano. Numa vila muito especial, no coração da Aclimação, havia uma festa junina organizada por vizinhos, com direito a fogueira, quentão e vinho quente. Recém-separada, com o coração aos pedaços, sem querer cantei um moço casado. E sua mulher, do alto do seu metro e meio, me avisou: “Este é meu, tá?”.
Tempos depois, trabalhamos juntas. Acompanhei as filhas lindas crescerem, a família ganhar cachorro. Vi esta linda mulher de metro e meio se tornar minha grande amiga. Uma amiga que dispensa telefonemas constantes, que adora tomar chá junto, que teve a coragem de parar de fumar, de se separar, de arriscar.
Eu sou testemunha de alguns muitos anos da Sueli. Do cabelo vermelho e comprido, dos muitos cortes, da chegada dos cabelos brancos, da descoberta do milagre da dermatologia moderna. Compartilhamos conquistas profissionais juntas – sem ela, tenho certeza que não teria feito muito do que consegui em nosso trabalho comunitário. Meu sonho de consumo, há dez anos, já, é ter dinheiro para lhe pagar um bom salário e trazê-la para junto de mim novamente…
Sueli, minha amiga querida, faz cinqüenta anos. Eu a vi completar os quarenta e aprendi com ela, ao vivo e a cores, como ignorar números e ser feliz. Dela ganhei duas queridas, as suas filhotas – tá, Maira, aposto que você continua uma chatonilda, mas eu gosto de você assim mesmo.
Sua voz doce, seu jeito único e suas indecisões completam meu jeito duro, estabanado e decidido. E tudo o que posso escrever, nesta véspera do seu aniversário é:
EU TE AMO AMIGA.
Você merece o melhor, sempre
Você é uma mulher maravilhosa
Desejo que a vida seja doce, mansa e repleta de conquistas. A gente sabe que na verdade ela é dura, exige coragem e luta. E do meio de desejos e realidades surge nosso sonho conjunto:
um par de casinhas à beira mar, com dois terraços quase se tocando, redes de cara para o pôr-do-sol e duas comadres a dizer: passei um café! Acabei de tirar um bolo do forno!
Lá vamos nós, rumo ao futuro e aos nossos sonhos.
Tudo de bom procê, Sueli!